SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
COORDENADORA DE ENSINO INTERIOR
DIRETORA DE ENSINO/REGIÃO DE ADAMANTINA
EE HELEN KELLER DE ADAMANTINA
Sustentabilidade Humana
PROJETO: JUSTIÇA PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Justificativa: A EE Helen Keller de Adamantina atende uma clientela diversificada de diferentes camadas sociais, os conflitos ocorrem, frequentemente, por este motivo. A unidade Escola consciente das suas dificuldades atendeu à solicitação de parceria do Poder Judiciário para desenvolver o projeto ref. a Sustentabilidade Humana: “ Justiça pela Qualidade da Educação”.
Elementos envolvidos: Poder Judiciário, Supervisor de Ensino, Gestores, Professores, Grêmio Estudantil, Funcionários, Pais e Pessoas da Comunidade.
Supervisão Geral: Diretor da Escola.
Supervisão do Projeto: Vice-diretor, Coordenadores, Professor Mediador.
Coordenadores do Projeto: Coordenadores Pedagógicos.
Público-Alvo: Alunos da EE Helen Keller
Período: de 01/06 a 10/11/2011
Objetivos:
· Promover a inclusão do aluno para crias sentimento de pertencimento para com a escola;
· Estimular o aluno a ter melhor aproveitamento, diminuir as faltas, apresentar melhor disciplina.
· Sensibilizar o aluno quando a necessidade de conviver em harmonia no ambiente escolar;
· Mostrar que o ambiente físico limpo e organizado cria bem estar para permanecer na escola;
· Construir uma atmosfera psicológica adequada para o relacionamento gestor/professor/aluno, para a aprendizagem ser prazerosa.
Atividades Esperadas:
· Comprometimento com o ambiente escolar quando ao espaço físico;
· Respeito às normas disciplinares nos espaços de convivência;
· Assiduidade;
· Empenho na aprendizagem mostrando interesse nas atividades;
· Sentimento de pertencimento à escola, sentindo –se incluído.
Planos de Ação:
- Apresentação do Projeto: Informação e orientação da direção da escola sobre o atual Projeto e sua amplitude junto a professores durante a HTPC.
Período: Maio
- Coordenação: Diretor da Escola.
- Planejamento: Discussão, reflexão e tomada de decisão dos gestores e professores sobre o Projeto “ Justiça pela Qualidade da Educação”.
Período: Maio
· Coordenadores: Diretor da Escola.
- Divulgação: Informação e orientação da direção da escola sobre o atual Projeto e sua amplitude junto aos alunos e pais de alunos.
- Coordenadores: PCs e Vice-Diretora.
Período: 1ª Semana de Junho
- Palestra: Pessoa da comunidade sobre o vídeo: O cão e o Gato (auto-ajuda).
Período: Junho
· Coordenadores: Maria Alice, Maria Aparecida Hermenegildo, Leonilda Ferrari.
(Cada quadro classes irão assistir ao filme, acompanhados dos professores, uma classe por vez em fila, acomoda e chama outra classe, isso também para o EM que deverá ir sem fila mais em ordem e a mesma coisa na volta).
-Reflexão: Reflexão dos alunos com os professores em sala de aula sobre a mensagem do vídeo e da palestra.
Período: Junho
· Coordenadores: Todos os Professores
(Solicitar aos alunos no dia anterior que tragam lápis de cor. Os professores farão a reflexão verbal e pedirão que os alunos façam uma ilustração que represente a mensagem do filme, as ilustrações serão expostas na classe e a classe vai escolher a melhor expor no pátio. A ilustração pode ser feita em dupla.)
- Conscientização: Operação limpeza de todas as carteiras e colocando o lixo no lixo, envolvendo funcionários, alunos e professores.
Período: Junho
· Coordenadores: Vice-Diretora, Funcionários e Professores.
(Providencias panos e detergente para limpeza, cada aluno limpará sua carteira. O aluno que tiver alergia ao produto deve justificar com a informação do pai ou responsável).
- Sala de Aula: Observação diária pelo professor com registro em planilha sobre o rendimento, faltas e limpeza da sala de aula.
Período: Durante a realização do Projeto
· Coordenadores: Todos os Professores.
(Montagem de uma planilha pelos PCs que será entregue aos professores que devolverão preenchida aos PCs toda semana, a análise da planilha será feita pelos PCs, aluno monitor com supervisão da vice- Direção. Publicação semanal, no pátio, das classes com suas respectivas anotações de faltas, limpeza e ocorrências. Haverá premiação mensal com sorteio na classe que tiver menos faltas, mais limpa e classe com menos ocorrências – Camisetas da Festa do Peão).
- Comportamento: Observação diária dos inspetores de alunos sobre o comportamento pátio e banheiros, se possível identificar quem provocou e ou realizou o desrespeito às normas disciplinares.
Período: Durante a realização do Projeto
· Coordenadores: Todos os Funcionários.
(Os PCs deverão montar uma planilha com as expressões – Ótimo, Bom, Regular, Ruim. Os funcionários deverão anotar nela sobre a limpeza do pátio e banheiros dia a dia. Se possível, identificar o aluno que causou a indisciplina. Supervisão da vice – Diretora).
-Limpeza: Observação dos funcionários de serviços gerais sobre, lixo no lixo, banheiro e pátio limpos.
Período: Durante a realização do Projeto
· Coordenadores: Todos os funcionários, professores e vice-diretora.
(Todos deverão observar a conduta do aluno e informar a coordenação pedagógica. Supervisão da vice-diretora e professor Mediador).
- Anotações: Levantamento diário pelos PCs do rendimento, faltas e limpeza da sala de aula a partir das anotações dos professores.
Período: Durante a realização do Projeto
(Os PCs observarão juntos aos professores o rendimento do aluno e farão a análise das planilhas dos professores sobre faltas e dos funcionários sobre limpeza das salas e pátio para levantamento de dados)
-Campeonato interclasse / Futsal(1º e 2º semestre):
Período: Junho e Outubro.
· Coordenadores: Grêmio Estudantil, Coordenadores Pedagógicos. Profª Carla, Profª Luane, Profª Nadir.
(Para os PCs: Coletar os resultados com o Grêmio.)
-Festa Junina:
Período: Julho
· Coordenadores: Profª Cidinha Esse, Prof º Edna M., Profª Ivani, Profª Carla, Profª Luane, Profª Nadir.
(Para os PCs: Plano da festa, acompanhamento das ações dos professores, apoio com a participação do Grêmio. Supervisão geral da vice-diretora).
-Encontro de Talentos:
Período: Agosto (de 08 a 12/08)
· Coordenadores: Profª Cláudia, Profª Gislene, Profº Marcos
(Para os PCs: Apoio e supervisão do evento com a participação do Grêmio).
-Cinema na Escola
Período: Agosto
· Coordenadores: Profª Clarinda, Profª Andreza, Profª Edna M.
(Para os PCs: Apoio e supervisão, com a participação do Grêmio e Vice-Diretora)
Gincana “Aprendendo com o Esporte”:
Período: Outubro
· Coordenadores: Profª Cláudia, Profª Clarinda, Profª Sonia, Profª Rafaela.
(Para os PCs: Apoio e supervisão da Gincana com a participação do Grêmio).
-Culminância: Cerimônia de entrega dos Prêmios
Período: Novembro
· Coordenadores: Diretor de Escola, Vise-Diretor, Coordenadores pedagógicos e Professor Mediador.
Recursos para Primeação: Poder juduciário com a colaboração do comercial e indústria local.
Avaliação: A avaliação será contínua e formativa a partir das observações dos coordenadores durante cada evento do Projeto.
Premiação: A escola premiará os vencedores de cada evento e as classes com maior Frequência, Disciplina, Rendimento e Maior Compromisso com a Limpeza da sala de aula. Os prêmios ficarão e critério dos coordenadores das ações, Coordenadores pedagógicos e Direção da Escola.
Atividades Negativas: As classes que apresentarem menor compromisso serão oferecidas novas reflexões com vídeos, livros e palestras para a valorização das mesmas e mudança de atividade.
Projeto elaborado pela equipe gestora e corpo docente da EE Helen Keller com a participação do Grêmio Estudantil e poderá sobre alterações se forem necessárias para melhor resultado.
1 comentários:
Pessoal, o blog está ótimo! Espero que no ano que vem eu esteja junto com vcs...
Aproveito a deixa para recomendar tb o blog do Pércio...
http://eepercio.blogspot.com/
Atenciosamente
Tiago R. S. Alves.'.
Postar um comentário